Python Birds

Objetivo
Introduzir conceitos básicos de Orientação a Objetos na linguagem Python. Tipos básicos, classes e herança.
Público
Alunos com conhecimento de lógica de programação que desejam aprender a base de Orientação a Objetos em Python.
Descrição
Esse curso é uma abordagem divertida para ensino de Orientação a Objetos. Nele será construída uma versão simplificada do jogo Angry Birds para ensinar os tipos básicos (int, float, string), controles de fluxos, laços e listas.
Ementa
  • Introdução: Strings, Inteiros, Pontos Flutuantes, Funções, Desvios;
  • Classes: Conceito, Atributos de Objeto, Atributos de Classe, Métodos;
  • Herança: Conceito, Sobrescrita de Atributos, Sobrescrita de Métodos;
  • Testes Automáticos: Conceito, Testes Unitários, Asserções, TDD no Python Birds;
  • Listas: Inserção e Acesso, While, For, Empacotamento e desempacotamento de parâmetros, Soma de listas.
  • Objetos Pythônicos

    Objetivo
    Rever os conceitos fundamentais de Orientação a Objetos e alguns Padrões de Projeto, e sua aplicação prática na linguagem Python, com exemplos na biblioteca padrão e nos frameworks Django (Web) e Tkinter (GUI).
    Público
    Programadores que conhecem OO e estão começando com Python ou que já usam Python no dia-a-dia, mas querem aperfeiçoar o modo pythônico de programar com objetos, classes e padrões de projeto.
    Descrição
    Este curso apresenta o paradigma de orientação a objetos de forma mais profunda, sempre ilustrados com exemplos em Python. Tipagem dinâmica, protocolos versus interfaces, classes abstratas, herança múltipla e sobrecarga de operadores são alguns dos temas cobertos. Esse curso é o ideal para aprofundar os conceitos de OO, que são vistos no curso Python Birds.
    Ementa
  • Fundamentos: Terminologia básica de OO no jargão do Python, Herança múltipla com exemplo de Django generic views, Polimorfismo e duck typing;
  • Python Object Model: Sobrecarga de operadores (Exemplo com Tkinter GUI), Sequências, iteráveis, Geradores, Atributos de Classe, Métodos;
  • Padrões de Projeto: Funções como objetos, objetos invocáveis, Classes abstratas, Protocolos (interfaces informais), Alguns padrões de projeto e sua aplicação em Python.
  • PyPrático

    Objetivo
    Apresentar um conjunto de ferramentas básico, mas poderoso, que Pythonistas experientes usam no dia-a-dia.
    Público
    Programadores iniciantes de Python que desejam conhecer as ferramentas de seu ecossistema.
    Descrição
    Aprenda Python com 2 cobras: Luciano Ramalho e Renzo Nuccitelli. Nesse curso você vai aprender Python de maneira prática, sem frescura. Será feita uma introdução a várias ferramentas da linguagem que todo programador precisa saber para resolver os problemas do dia-a-dia. A interação é intensa, online, e ao vivo! .
    Ementa
  • Sintaxe básica: Expressões, atribuição, estruturas básicas de controle, definição de funções.
  • Tipos de dados básicos: Números, strings, bytes, codificação de texto (Unicode, UTF8, ASCII, etc.), sequências e dicionários.
  • Arquivos e encoding: Leitura e Escrita de Arquivos de texto, binários e serialização;
  • Virtualenv e Pip: Instalação do virtualenv, Python 2 e 3, instalação de bibliotecas via pip, requirements.txt, criação e publicação de pacotes;
  • Testes automáticos: Módulo unitest, TDD (Desenvolvimento Orientado a Testes), Asserções, Injeção de Dependência, Mock.
  • Python para quem sabe Python

    Objetivo
    Aprofundar o conhecimento de Python para aproveitar melhor os recursos únicos desta linguagem, desvendar a mágica por trás de frameworks como o Django, e entender quando e como usar as facilidades de metaprogramação.
    Público
    Pessoas que já estudaram ou até já usam Python no dia-a-dia, mas querem conhecer e aperfeiçoar o modo pythonico de programar.
    Descrição
    Você já programa em Python, mas sente que às vezes seu código não parece natural, elegante ou eficiente? Você já está usando Python faz um tempo e continua sentindo falta de algo que tinha em outra linguagem? Talvez ainda não tenha percebido ou aprendido a usar bem alguns recursos que são tipicamente de Python, e não comuns em outras linguagens. Este curso vai te mostrar o modo pythonico de abordar concorrência, escalabilidade e metaprogramação, aproveitando o que Python tem de mais avançado.
    Ementa
  • Algoritmos e controle de fluxo: gerenciadores de contexto, geradores e co-rotinas, programação assíncrona;
  • Programação funcional: funções de primeira classe e funções de ordem superior, funções como objetos, closures, módulos functools e operator, decoradores de funções;
  • Metaprogramação: como Python interpreta um programa: import time x run time, atributos dinâmicos, propriedades e descritores, metaclasses, decoradores de classes.
  • App Engine

    Objetivo
    Apresentar a plataforma em nuvem do Google, App Engine, utilizando a linguagem Python para construir um website básico, mas escalável.
    Público
    Programadores que desejam aprender como construir um web site utilizando a linguagem Python. É necessário conhecimento básico sobre html, css e javascript.
    Descrição
    App Engine e Python: você programa e o Google escala! Aprenda a fazer um site escalável utilizando a melhor plataforma em nuvem. Foque em seu produto e faça da equipe de engenheiros do Google seu time de infraestrutura. Participando do curso você ganha o livro para referência. Você colocará em prática os conceitos do livro e vídeos gratuitos.
    Ementa
  • Ambiente: Instalaçao, GAE SDK, Pycharm, Flask, Blueprints;
  • Banco de Dados: Validação, Salvamento e Relacionamento de entidades;
  • Python Patterns: padrões de projeto e boas práticas

    Objetivo
    Apresentar técnicas de programação orientada a objetos e padrões de projeto otimizados para as características dinâmicas da linguagem Python.
    Público
    Desenvolvedores Python com conhecimentos básicos de programação orientada a objetos. Iniciantes em Python também podem aproveitar este curso, se tiverem adquirido bom domínio de orientação a objetos programando com outra linguagem.
    Descrição
    Neste curso analisamos as características específicas dos objetos, classes e interfaces em Python, e aplicamos esse entendimento na análise e refatoração de vários padrões de projeto clássicos do livro Padrões de Projeto de Gamma, Helm, Johnson e Vlissides. Além de padrões arquiteturais, também estudamos padrões de codificação em uma escala menor, relacionados ao gerenciamento de atributos e usos dinâmicos de classes. Este curso tem 12 horas de aulas expositivas, mais exercícios.
    Ementa
    • Objetos, classes e interfaces em Python: possibilidades e limitações
    • Python Data Model: entendendo Python como um framework
    • Introdução aos padrões de projeto
    • O padrão "Façade" e um exemplo de sua aplicação em Django
    • Um padrão embutido em Python: Iterator
    • Borg, um padrão que substitui o clássico Singleton
    • Repensando os padrões de projeto clássicos no contexto de Python
    • Template method: auto-delegação em uma linguagem dinâmica
    • O padrão Decorator e os decoradores de funções e classes em Python
    • Refatorando padrões com funções de primeira classe: Strategy, Command etc.
    • Refatorando padrões com tipos de primeira classe: Abstract Factory, Factory Method etc.

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